Tempo de leitura: 05 Minutos

 

 

27 de Julho - Dia Nacional de Prevenção aos Acidentes de Trabalho.

 

Acidente de Trabalho é aquele que ocorre durante ou no trajeto para o trabalho, que provoca lesão ou atinge aspectos funcionais, acarretando perda ou redução de capacidade para o trabalho, afetando diretamente a qualidade de vida quando há desenvolvimento de doenças ocupacionais, e em alguns casos, levando o trabalhador a óbito.

 

A data é símbolo da luta dos trabalhadores que buscam por melhorias nas condições de Saúde e Segurança no Trabalho. Além da simbologia, seu significado nos convida a refletir sobre nossas rotinas de trabalho, e as práticas que adotamos. É um ótimo momento para reforçar que todo dia é dia de prevenção.

 

Os acidentes podem ocorrer a qualquer tempo, mas em sua maioria, são causados por ausência de medidas de proteção.

 

Empresa que valoriza o Trabalho Seguro estimula a segurança de maneira contínua! Além de priorizar o uso de equipamentos de proteção da maneira correta, realiza exames periódicos para ter ciência do estado de saúde de seus colaboradores, participa e cria programas que reforçam medidas de segurança coletivas e individuais.

 

A data de hoje tem a missão de conscientizar todos os níveis responsáveis pela eliminação de riscos, sendo empregados, empregadores, governos e a sociedade, alertando sempre a importância de práticas que reduzam o número de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, oferecendo um ambiente seguro e mais produtivo.

 

O Brasil ocupa o quarto lugar no ranking mundial da Organização Internacional do Trabalho (OIT) s se tratando de acidentes fatais ocorridos no ambiente de trabalho. Isso nos mostra que há muito trabalho à ser feito para levar mais qualidade de vida ao trabalhador.

 

Manter um ambiente de trabalho saudável e seguro é uma atividade conjunta. A missão deve ser compartilhada entre empregador e empregado, pois apenas com a união destas frentes é possível identificar quais situações do ambiente podem oferecer riscos à saúde.

 

Nós da AGMOV apoiamos a criação de políticas, medidas e ações em prol de um ambiente de trabalho mais seguro. Além das irrecuperáveis perdas de vidas, acidentes e doenças resultam também em afastamentos e diminuição da capacidade produtiva, cujas consequências, muitas vezes, extrapolam o ambiente de trabalho.

 

Prevenir é agir! Previna-se! Conte conosco.

 

Dia nacional de prevenção aos acidentes de trabalho. alt