Tempo de leitura: 05 Minutos

 

 

Ao realizar análise e verificação de segurança, é preciso considerar a disposição dos materiais, o armazenamento quando estão sem uso, e a realização de limpeza específica para cada tipo de resíduo gerado.

 

Este tipo de levantamento, está incluso no mapeamento de riscos ocupacionais, ação básica de segurança que deve ser regularmente realizada, por consultoria externa, ou pelo profissional responsável pela eliminação de riscos.

 

Organizar o ambiente para que não existam ocorrências relacionadas à quedas, perfurações e demais lesões, é uma atitude preventiva que reflete na criação de medidas. Serve de estímulo e alerta aos trabalhadores, auxiliando na elaboração de programas e instaurações de projetos de melhoria ocupacional, efetivando medidas propostas pela gestão de segurança.

 

Um dos fatores que devem ser levados em consideração, é a avaliação dos trabalhadores sobre o ambiente. Na década de 60, foi realizado um estudo pelo sindicalismo italiano, que  levantou estas opiniões. A medida é atualmente utilizada e conhecida como "Modelo Operário Italiano". Neste modelo de trabalho, toda questão a ser averiguada ou implantada, deve passar pelos trabalhadores que atuam nas funções, e cabe à eles realizar a avaliação das melhorias implantadas.

 

Princípios básicos levados para este tipo de implementação são:

 

- Habilidade do trabalhador para realizar a atividade relatada;

- Conhecimento para ponderar a aplicabilidade de novas medidas;

- Perícia para realizar a observação detalhada do que será alterado;

- Consenso do grupo para que todos os postos sejam atingidos pelos novos projetos.

 

Atualmente na sua empresa, existe uma política de segurança baseada nestes princípios, voltada para eliminação de acidentes de menor potencial?

 

Considerando que não há atividade que não envolva um risco mínimo, é necessário investir em planos de armazenagem e organização do ambiente.

Adquirir materiais que melhorem a condição e promovem a organização do trabalho, além de segurança, oferece também maior eficiência. A busca por um material à ser utilizado no meio de um ambiente desordenado, faz com que  o trabalhador diminua sua produtividade.

 

Uma das soluções passíveis de uso para este tipo de tarefa, é o Carro Suporte para Lingas

 

Projetado para auxiliar no armazenamento de lingas, correntes e demais acessórios utilizados no processo de movimentação de cargas.

 

Possibilita uma conexão direta do equipamento, de forma mais fácil e segura, através do encaixe para olhal das lingas.

 

 

 

É uma ferramenta de extrema importância quando falamos em oferecer uma garantia de segurança. Com seu uso, é possível eliminar a necessidade do trabalhador realizar o levantamento excessivo de pesos, evitando lesões ortopédicas, e acidentes com quedas, fraturas e prensamentos, pois é possível movimentar facilmente o equipamento, mantendo uma postura e posição apropriada ao realizar a conexão do equipamento com a linga.

 

 

Quer conhecer mais sobre estas e outras soluções? Fale com a gente!