Tempo de leitura: 05 Minutos

A Organização Internacional do trabalho (OIT) instituiu a data de 28 de Abril como Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, e no Brasil a positivação vem da Lei n°11.121/2005. A data é dedicada à memória de 78 mineiros mortos em um acidente ocorrido no ano de 1969, após uma explosão no Estado Norte Americano da Virginia.

 

Somando mais de 50 anos após o ocorrido, no ano de 2019 foram autorizados mais de 193 mil auxílios acidentários no país, entre as causas mais comuns, Acidentes de Trabalho que comprometem a integridade física, e doenças ocupacionais nas mais diversas áreas.

 

Nossos profissionais da área precisam se preparar cada vez mais para levar maior qualidade de vida os funcionários dentro das empresas. Promover atividades de conscientização deve ser medida primária no planejamento anual.

 

Profissionais que dedicam suas carreiras para investir em Segurança do trabalho merecem reconhecimento por salvar vidas diariamente, seja por uma cultura implantada de maneira contínua, ou pela adequação constante do plano de segurança às atividades desenvolvidas.

 

Executar o trabalho de maneira segura é dever de todos. Aqueles que não estão ativamente ligados ao setor de prevenção de riscos, devem sempre atuar de maneira voluntária para prevenção de acidentes, levando cada situação ocorrida como um novo aprendizado.

 

A contribuição mais valiosa é a prática de segurança no dia a dia!

 

Assim, precisamos mais uma vez salientar sobre a importância de ter comissões e setores voltados para levar esta segurança ao operador da atividade. A atenção direcionada para a prevenção de incidentes e acidentes deve ser a mesma, pois por falta de zelo ou ação para eliminação de riscos, um incidente pode se tornar um acidente grave.

 

Trabalhar com segurança é traduzir a importância de medidas seguras para os setores, possibilitando a fiscalização e implementação de ferramentas de forma bem sucedida para prevenir acidentes, diminuindo cada vez mais os números de ocorrências graves e fatais.

 

Parafraseando Renato Russo "nosso suor sagrado é bem mais belo que este sangue amargo", ou seja, o ambiente de trabalho ideal é aquele que oferece ao operador segurança para executar suas funções, para que este se preocupe apenas em oferecer o melhor desempenho possível!

 

Transformar o passado sombrio em lições positivas para continuar trabalhando em prol da marca de Zero Acidentes é sempre a melhor opção.