Reading time: 05 Minutes

Qual a importância do mês de julho para a segurança do trabalho?

 

Temos o dia 27 de Julho como o Dia Nacional de Prevenção aos Acidentes de Trabalho, data extremamente importante quando falamos de segurança.

 

Lidamos com uma realidade onde o número de acidentes é superior ao circulado pelos órgãos, visto que a grande maioria dos bancos de dados só levam em conta os registros formais. Doenças ocupacionais são provavelmente responsáveis pela morte de dezenas de milhares de pessoas. O número de mortes corrobora sempre com o aumento da frequência dos acidentes sofridos.

 

As mortes e acidentes ocorridas no mercado de trabalho estão diretamente ligadas ao padrão de gestão predominantemente adotado pelos empregadores: o padrão de reparo.

 

Ou seja, o padrão que tende a buscar a máxima extração de atividades, e no caso de ocorrência, arcar integralmente com os reparos materiais, médicos, e indenizatórios em esfera judicial, o que acarreta consequências e riscos para a saúde de quem trabalha.

 

Não reconhecer os riscos em que os funcionários estão expostos, configuram a ocultação do risco. Tornar a segurança uma responsabilidade apenas do trabalhador, configura a individualização das tarefas que necessitam de amplo apoio. O enfrentamento ou resistência em ignorar as normas de segurança vigentes, confrontam com os princípios da legislação trabalhista que configuram o vínculo de emprego.

 

De modo geral, estas posturas são adotadas por empresas que notificam acidentes de trabalho aos órgãos competentes, o que se torna um comportamento padronizado e logo, uma realidade exposta ao risco.

 

Desta forma, é de extrema importância a existência de uma data no calendário que simbolize a prevenção de acidentes, porém, a segurança trabalhada de uma forma contínua e cultural, possui maior relevância quando o objetivo é diminuir o número de acidentes sofridos. Nós da AGMOV preparamos um mês de conteúdos voltados para prevenção em nossas redes sociais. Acompanhe-nos e fique por dentro das medidas para implantação de um plano de segurança eficaz para suas atividades!