Tempo de leitura: 05 Minutos

Independente de qual seja processo de segurança a ser adotado por uma empresa, é recomendado que se alinhe ao estabelecido na ISO 31000 de 2018. O modelo trazido é o mais referenciado e utilizado em escala mundial, e pode ser direcionado para diferentes níveis na tomada de decisões visando atividades seguras.

 

A ISO 31000 é válida para qualquer tipo de risco, podendo ser utilizada para prevenção de dados pessoais, questões ambientais e sociais, programas de compliance e integridade, segurança da informação, saúde e segurança no trabalho, sistemas e processos. Compete à ISSO os assuntos relacionados aos controles de qualidade, gestão de áreas como qualidade, inovação, crises e processos.

 

A norma recomenda que os processos de gestão de riscos seja integrado aos demais processos e operações da empresa. Ou seja, que a segurança seja parte da gestão, e aplicada em todos os níveis estratégicos de planejamento. A norma também utiliza a ideia de que o comportamento humano e as variações dinâmicas sejam levadas em consideração durante a elaboração dos processos de gestão de segurança.

 

O objetivo da norma é analisar as atividades de um modo que os riscos possam ser identificados, compreendidos, modificados, tratados e classificados de acordo com os critérios de cada empresa.

 

A ISO 31000 traz a ideia de que “a análise de riscos fornece uma entrada para a avaliação de riscos" para decisões sobre se o risco necessita ser tratado e como. Os resultados propiciam clareza para decisões,  e as opções envolvem diferentes tipos e níveis de risco. O processo de gestão de riscos geralmente será aplicado de forma mais eficaz se houver preparação e planejamento adequados, o que inclui preparação para quaisquer decisões que precisam ser tomadas, e os participantes possuírem habilidades adequadas.

 

Sendo assim, essa norma mostra a necessidade de trazer a segurança como um pilar cultural, optando por medidas que assegurem a saúde e o bem estar em todos os níveis, alinhando o trabalho à qualidade de vida!