Tempo de leitura: 05 Minutos

Segundo dados da #OIT (Organização Internacional do Trabalho), em um ano:

 

- 153 trabalhadores se acidentam a cada 15 segundos;

- 2,3 milhões de óbitos são registrados por decorrência de Acidentes de Trabalho;

- 317 milhões de acidentes acontecem.

 

Quem deseja promover ações visando a saúde e segurança do trabalho precisa conhecer a ISO 45001. Esta norma Internacional é responsável pela apresentação de parâmetros para melhoria na gestão de Segurança do Trabalho.

 

Esse documento tem como principal objetivo a melhora dos processos direcionados à qualidade de vida. E desta forma, passa a ser aplicável em qualquer organização. Independentemente do tamanho, tipo e natureza.

 

A norma reforça a importância de promover ações preventivas. Ou seja: adotar medidas para conter os eventos, e evitando expor o colaborador aos riscos iminentes.

 

Ela foi pensada para ajudar organizações dos mais variados setores econômicos. Fazendo com que consigam prevenir acidentes, bem como reduzir as lesões e as doenças ocupacionais.

 

De acordo com a norma, as empresas são responsáveis pela saúde física e mental dos seus colaboradores, e precisam entender de que forma as atividades desempenhadas podem afetá-los, e a partir disso, criar um plano de ação para minimizar os impactos.

 

As vantagens de agregar essa norma na organização são diversas. Torna possível otimizar o gerenciamento dos riscos, reduzindo a incidência de acidentes. Consequentemente, melhora a qualidade de vida do colaborador, fazendo com que ele se torne ainda mais produtivo.

 

Sendo assim, a ISO 45001 fornece a estrutura para que consigam gerenciar os riscos de forma mais eficaz. Com isso, preservam a vida das pessoas e ao mesmo tempo, evitam multas e outros custos que surgem no momento em que os acidentes ocorrem.

 

Agmov.