Tempo de leitura: 05 Minutos

O dia 02 de Novembro é a data destinada para os Finados em nosso calendário nacional.

 

Direcionamos nosso respeito à todos aqueles que perderam alguém, mas enfatizamos nossas condolências para aqueles que perderam um familiar vítima de um Acidente de Trabalho.

 

Em datas como esta, precisamos nos lembrar que o Brasil é o segundo país do G-20 com mais mortes durante o trabalho, o que torna esta realidade um assunto urgente à ser tratado.

 

De 2002 a 2020, o Brasil trabalha com uma média de 6 mortes para cada 100.000 empregos formais, segundo relatório do Ministério Público do Trabalho, e a Organização Internacional do Trabalho (OIT). De de 2012 a 2019, a maior parte dos acidentes foram ocasionados pela operação de máquinas e equipamentos (15%). Em 2020, esse percentual aumentou para 18%.

 

O Ministério da Saúde tem proposto estratégias e orientações à Rede Nacional de Atenção Integral a Saúde do Trabalhador (Renast) que permitam a detecção, modificação e cuidados a todos os trabalhadores. Atuação na vigilância nos locais de trabalho com intervenções que propiciem a eliminação ou minimização dos riscos inerentes ao processo de trabalho.

 

Na semana de dia de finados, nós ressaltamos mais uma vez a importância de investir em medidas que priorizem o trabalho seguro, para que o trabalho seja uma parte da história, e não o responsável pelo fim dela.