Tempo de leitura: 05 Minutos

Qual a relação da Psicologia com a Segurança do Trabalho?

 

Quando falamos em segurança do trabalho, alinhamos diretamente ao bem estar e a saúde do trabalhador. Ou seja, o ser humano para se sentir seguro em seu trabalho, precisa de condições favoráveis que não envolvem somente o espaço físico.

 

O trabalho seguro é também alinhado à estabilidade, por parte do empregador e empregado. Pela psicologia ser uma ciência que estuda as relações e questões humanas, ela abrange também assuntos relacionados à segurança.

 

A psicologia no trabalho tem a função de estudar medidas que tragam maior bem estar para o trabalhador, garantindo assim a prática segura. 

Destina-se diretamente aos funcionários e membros da gestão. e atua por meio de orientação, sendo o psicólogo convidado para palestrar, ou por meio de consultoria, onde o profissional leva seus conhecimentos aos gestores, ou por meio de diagnóstico concebido após avaliação de aspectos relacionados a saúde e segurança no ambiente, estipulando planos e intervenções que sejam capazes de trazer benefícios para o dia a dia da empresa.

 

A segurança do trabalho e a psicologia, são fatores que por vezes são negligenciados, porém, ao dedicar a devida atenção para temas com esta importância, as melhoras são notáveis! Preocupar-se com a saúde mental dos trabalhadores, estimula a qualidade de vida como um todo, e possibilita uma atividade mais segura.

 

Com a implementação de medidas alinhadas, é possível detectar rapidamente problemas relacionados à segurança. As intervenções são feitas de maneira mais precisa, evitando desconforto, e promovendo maior conscientização e redução de acidentes. A satisfação por parte dos trabalhadores é maior, e o reconhecimento promove redução de gastos com tratamentos médicos e baixa no índice de desligamentos.

 

Ou seja, ambas as áreas estão totalmente relacionadas, já que a psicologia torna a segurança mais atuante, e com isso a saúde e o bem estar são igualmente respeitados.

 

Confira outros posts em nosso Blog

 

Agmov